cadeado

COMUNIDADE ROSEIRA 1: SÃO SEBASTIÃO

capela-reseira1

O nome de Roseira, dado ao bairro tem origem a uma roseira branca e característica que existia e ainda existe.

Desde a existência da primeira capela foi sempre prestada uma devoção especial à São Sebastião.

A escolha do padroeiro São Sebastião ocorreu da seguinte maneira: a família Mingotti, que residia até então no Bairro da Toca, comprou um sítio da família Silvestre no bairro da Roseira. No dia da mudança, sem nenhuma predestinação, verificou-se que era dia de São Sebastião (20 de janeiro de 1918). Foi então que o Sr.Mingotti prometeu erigir uma Capela à São Sebastião. A primeira capela foi construída no ano de 1821, medindo 2,5 x 3 metros.

A segunda capela foi medindo 4 x 5 e 3 metros de altura, foi construída em 1946.Então o Ver.Pe.Angelo Cremonte doou à Capela a grande imagem de São Sebastião que é ainda hoje venerada sobre o altar-mor.

Depois de efetuada a construção da Primeira Capela, passou-se a ser rezado o terço todas as terças e sextas feiras da semana, reza esta efetuada pelo Sr.Luiz Mingotti em italiano. Depois de algum tempo passou a ser feito pela pelo filho , Sr.Frederico Mingotti, até a construção de uma nova capela, no ano de 1946.

A partir desta data assumiu o encargo de Capelão Rezador, o Sr. Antonio Mingotti, o qual também exerceu o ofício de sacristão e catequista.

Para melhor funcionar a Capela por meio de arrecadações entre o povo, foi adquirido todo o necessário para a celebração da Santa Missa.

A comunidade tem como seu padroeiro São Sebastião:

sao-sebastiao manuscrito-roseira

Link-Diocese-Jundiai-SP Link-CNBB Link-Vaticano
2019 - Todos os direitos reservados.
PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS - Bairro do Caxambu - Jundiaí - SP
Diocese de Jundiaí/SP