Publicado em: 10/12/2020 - 11:41
Coroa do advento
“E no entanto, Senhor, tu és nosso Pai, nós somos a argila e tu és nosso oleiro, todos nós somos obras das tuas mãos.” (Is 64, 7b)
Encerrado o Ano Litúrgico 2020 com a Solenidade de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, a Igreja começa o seu novo Ano pelo tempo do Advento que significa VINDA.
Tal como a Páscoa, também o Natal tem um tempo de espera e de preparo que, à semelhança do que existe para o ano civil, exige um “balanço” do que decorreu e terminou e o “planejamento” para o que se espera.
Criados pelo Amor do Senhor Deus, que neste mundo nos colocou com a missão de amá-Lo e servi-Lo no Bem, a Ele voltaremos segundo Sua Vontade, no tempo para nós já determinado. Para isto, sempre nos prepara e concede novas oportunidades, como agora o faz neste ano.
É assim que neste tempo especial do ADVENTO 2020/2021 a Liturgia, o conjunto das quatro celebrações que vem acontecendo desde o dia 29/11/2020, e prosseguirão a cada semana (6/12, 13/12 e 20/12), é novamente a preciosa oportunidade para que nos preparemos para a chegada de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, na solenidade de Seu Natal.
Por isso, este tempo de espera possui duas importantes oportunidades: comemorarmos a Sua primeira vinda, quando entre nós chega encarnado para a missão de nos salvar, como também esperarmos a Sua segunda vinda triunfal, no final dos tempos já pré-determinados por Deus.
Ao contrário do que podemos supor, o Advento não é apenas tempo de penitência, o que certamente nos compete buscar através de orações, sacrifícios e obras em favor do próximo, mas acima de tudo uma celebração da Vida que chega e nos é dada pelo FILHO DE DEUS.
Em cada um dos domingos a partir da solenidade de Cristo Rei, a PALAVRA DE DEUS preciosa e rica como sempre, virá nos proclamar pelos Evangelhos o que nos importa ouvir e cumprir:
- No primeiro domingo, 29/11, o evangelho de Mc 13, 33-37 convida-nos a ouvir e confiar no Senhor;
- Em 6/12, Mc 1, 1-8 irá nos propõe a reflexão e a conversão;
- Em 13/12, Jo 1, 6-8.19-28 estimula-nos a espera em alegria; e, finalmente
- No quarto domingo, 20/12, Lc 1, 26-38, nos exorta à confiança e, como discípulos atentos e obedientes, a seguirmos Jesus, Aquele que vai chegar e vai conosco ficar para sempre.
Como nestas, as demais leituras serão de imenso proveito para nossas reflexões, de modo a enriquecer e fortalecer a nossa espera e a tudo o que o Senhor também de nós aguarda.
Que no decorrer de 2021, alimentados e fortalecidos por Sua PALAVRA, por SUA EUCARISTIA e pelos DONS do Espírito prossigamos produzindo abundantes frutos de Fé, Esperança e Caridade. Que MARIA, Mãe de Jesus que O carregou neste tempo, co-autora no processo de Sua Vinda, por nós interceda e ajude a tê-Lo conosco para que, em missão, também possamos apresentá-Lo ao mundo.
Seja Deus sempre louvado!
Therezinha Kroiss Ferigato, PASCOM/PSBJ