DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Publicado em: 30/04/2018 - 15:44

Em 1967, o saudoso Papa Paulo VI criou o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Sendo uma data móvel, é comemorada anualmente no domingo anterior à Festa de Pentecostes (celebrada em 2018 no dia 20 de maio). Assim, o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2018 ocorre no dia 13 de maio, coincidindo com o domingo da solenidade da Ascensão do Senhor e com o dia da primeira aparição da Virgem Maria em Fátima. Também, nesta data, festejamos o Dia das Mães.

Os meios de comunicações sociais são utilizados para transmitir textos, imagens e áudios para uma massa de pessoas. Os mais conhecidos são os livros, jornais, revistas, rádio, cinema, televisão e Internet. Hoje, pelos telefones celulares acessamos E-mail, Blog, Facebook, WhatsApp, Twitter, Instagram etc.

Tais facilidades tornaram as comunicações mais rápidas e criaram novas comunidades online. No entanto, alguns argumentam que certos tipos de mídia restringem a comunicação face-a-face e criam complicações, como fraude de identidade e rápida proliferação de informações inverídicas.

Em preparação ao Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2018, o Papa Francisco revela sua preocupação com as “fake news” ou “notícias falsas”, tendo em vista que são abundantes nos meios de comunicações sociais.

Diz o Papa Francisco: “Imagem e semelhança do Criador, o ser humano é capaz de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo. É capaz de narrar a sua própria experiência e o mundo, construindo assim a memória e a compreensão dos acontecimentos. Mas,... o homem pode usar de modo distorcido a própria faculdade de comunicar... Sintoma típico de tal distorção é a alteração da verdade, tanto no plano individual como no coletivo. Se, pelo contrário, se mantiver fiel ao projeto de Deus, a comunicação torna-se lugar para exprimir a própria responsabilidade na busca da verdade e na construção do bem.”

Irmãos, tomemos cuidado com o que lemos e, principalmente, com o que repassamos. É com esta responsabilidade que a PASCOM-PSBJ vem ocupar este espaço, para divulgar, em nome da Igreja do Senhor Bom Jesus, “a boa notícia”, sempre a Verdade. Modestamente, queremos ser uma opção de boa leitura – dentre os diversos sites católicos e confiáveis - que todos podemos acessar com segurança.

Boa leitura. E aguardamos seus comentários e sugestões (e-mail: pascom@paroquiacaxambu.com.br ou pelo Facebook: facebook.com/psenhorbomjesus).


PASCOM / PSBJ
<< VOLTAR