SÃO JOÃO BATISTA

Fonte: http://cleofas.com.br/por-que-jesus-foi-batizado-por-sao-joao/

“E tu menino
Serás chamado profeta do Altíssimo;
Pois irás à frente do Senhor,
Para preparar-Lhe os caminhos...”

Lc 1, 76ss

Zacarias, esposo de Isabel prima de Maria, já profetizara sobre seu filho JOÃO (Lc 1, 67-79) quando este, ainda por nascer, exalta de alegria ao perceber -e reconhecer- Jesus no ventre grávido de Maria (Lc 1, 39-45).

Assim é que João, um dos três grandes santos que festejamos neste mês, e cujo nome significa “Deus é favorável”, tem sua vida e missão narradas por Lucas nos capítulos 1 (5-25. 57-66. 66-80) e 3 (1-18), respectivamente, enquanto dedica o capítulo 2 inteiramente a Jesus, dada a afinidade entre eles.

Seis meses mais velho que Jesus e Seu parente, o Evangelho narra apenas dois encontros pessoais entre eles, o primeiro na visitação de Maria a Isabel, acima referido, e o segundo e definitivo cerca de trinta anos depois quando Jesus, apresentando-Se a João, pede-lhe que o batize (Lc 3, 21).

Podemos indagar: o que fazia João durante todo esse tempo em que Jesus, junto à Família de Nazaré, “crescia em sabedoria, em estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52)?

Os quatro Evangelhos relatam a missão de João, enfatizando que, enviado por Deus como precursor de Jesus, dava testemunho quando perguntavam quem ele era:

“Depois de mim, vem um homem
Que passou adiante de mim,
Porque existia antes de mim.”
(Jo 1, 30)

Preparando os caminhos ao Senhor, a Seu respeito João dizia que Jesus, o Eleito de Deus, era o Cordeiro sobre quem ele vira o Espirito descer como pomba (Jo 1, 29. 32-34).

Pregando um batismo na água pelo arrependimento dos pecados, João era conhecido como Batista e considerado como Testemunha da Luz e Amigo do Esposo.

João Batista é o único santo de quem a Igreja duplamente celebra, tanto a sua natividade em 24 de junho (Lc 1, 57-58) como seu martírio e morte em 29 de agosto (Mt 14, 1-12; Mc 6, 17-29).

Por seu protagonismo junto a Jesus temos em João - como nosso poderoso intercessor - modelo perfeito de perseverança na missão, coragem na denúncia do pecado e humildade diante do Senhor.

Deus seja louvado!