NOSSA SENHORA APARECIDA

Publicado em: 28/09/2018 - 23:36

Fonte: Revista Família Cristã, Ano 83. Outubro de 2017.

“Disse, então, Maria: Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38)

“Nós não conhecemos o rosto da Virgem Maria..., portanto, no âmbito da fé, pode-se dizer: talvez ela tivesse tal aspecto ou talvez outro. Mas ninguém, preservando a fé cristã, poderia dizer: talvez Cristo tenha nascido da Virgem. É desse modo que Agostinho... desilude para sempre todos aqueles que pretendem se deter na forma física da Mãe de Jesus ao invés de ultrapassar o umbral do mistério de sua pessoa e de sua vocação salvífica.” (1)

Para isso, é preciso que ela APAREÇA.

E assim, muito antes da Nossa Senhora ser reconhecida como a nossa APARECIDA e proclamada como a Padroeira do Brasil, ela já APARECIA em diversas situações.

APARECIDA nas Sagradas Escrituras

Pré-anunciada no Antigo Testamento como aquela que dará à luz uma Posteridade e esmagará a cabeça da serpente, Nossa Senhora APARECE-nos pela primeira vez no relato da anunciação.

Desde então, conforme o evangelista Lucas descreve, Maria APARECE no Novo Testamento sempre portadora de uma mensagem especial, seja visitando sua parenta Isabel, apresentando seu Filho aos pastores no presépio, com José no templo cumprindo os preceitos legais, como ainda admoestando Jesus ao encontrá-lo entre os doutores. Mais tarde, numa festa de casamento, intercede a Jesus pelos noivos. Sobretudo, Maria APARECE no doloroso e supremo despojamento ao pé da cruz, quando assume a condição de ser a nossa Mãe.

Permanecendo com os apóstolos até Pentecostes, Maria - preservada do pecado desde de sua concepção – é também preservada da morte, eis que “dorme” e é elevada aos céus em corpo e alma, conforme Dogma de Fé proclamado em 1º de novembro de 1950.

APARECIDA na Igreja e no mundo.

Reservando-lhe um lugar especial em seu mistério, a Igreja chama Maria de “Bendita” por gestar e dar à luz a Jesus, o fruto bendito do Pai, e de “Feliz” por acreditar em Sua Palavra (cf Lc 1,42.45). E assim, Virgem, ela APARECE como modelo para uma Igreja – Virgem que não imita o proceder de Eva (cf Gn 3,1-6; 1Cor 11,3) e Mãe ensina-nos a também gestar Jesus nos corações para que, pelo anúncio da Boa Nova e pelo bom testemunho, O apresentemos ao mundo para uma nova humanidade.

Importa-nos saber também que Maria é a Serva do Senhor, colocando-se à Sua disposição e Sua Discípula, sempre pronta a escutar e aprender.

E seria contrariar a vontade de Deus e impedir a missão de Maria se a deixássemos escondida sem que pudesse APARECER e nós não pudéssemos encontrar.

Como nossa Medianeira, Maria segue peregrinando pelo mundo, em diversas épocas e lugares, tal como o fazia em seu tempo, indo ao encontro e servindo aos necessitados de sua ajuda.

De fato, contam-se mais de 1100 as suas intervenções em nosso favor, entre aparições e títulos, devoções que foram reconhecidas e estimuladas pela Igreja e que podemos conhecer através da mídia (2).

APARECIDA e eu

Nossa Senhora sempre APARECE a quem a procura.

Nós temos APARECIDA em uma imagem que assim foi descoberta:

‘Um dia, no longínquo 1650, alguém modelou com barro paulista uma pequena imagem da Senhora da Conceição. Uma família a quer para si e, migrando para o Vale do Paraíba, leva consigo a pequena imagem. Assim como nas lutas da vida muitos caem, aquela imagem também caiu e se quebrou. Um dia reaparece na rede do pescador. Volta a sorrir compassiva, devolvendo alegria ao povo.’

Esse fato abre o caminho para a devoção a NOSSA SENHORA APARECIDA em nosso país, e é sua foto que ilustra a nossa página de hoje. Sua história, rica em acontecimentos extraordinários tem profundo significado para nós e merece ser bem conhecida.

Com tantos motivos que servem de exemplo para nós, reflitamos com sinceridade:

- Se Nossa Senhora é Mãe de Deus e minha, se ela me serve de modelo de fé e de fidelidade (uma mulher que, adolescente, ousou dizer SIM a um incompreensível convite de Senhor), se ela ouviu uma terrível previsão e a enfrentou corajosamente no Calvário ao pé de cruz; e eu, crendo que ela está viva e disponível a meu chamado, o que tenho feito a esse respeito?

- Continuo a buscar Maria tão somente em sua pequena imagem e demais de suas representações ou, através de minhas orações, chego mais intimamente à sua pessoa e a seu mistério?

- Sabendo que Maria, tão humilde e silenciosa, é também forte e decidida em falar nos momentos oportunos, e que ela fala sempre conforme o que Deus quer de mim, tenho me empenhado em ouvi-la?

- Se minha resposta é SIM a todas essas questões, posso cumprir ao que ela que fala agora a respeito de seu Filho Jesus: “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5).

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Senhora Aparecida, eu vos consagro os meus trabalhos, sofrimento e alegrias; o meu corpo, a minha alma e toda a minha vida. Eu vos consagro a minha família. Ó Senhora Aparecida, livrai-nos de todo mal, das doenças e do pecado. Abençoai as nossas famílias, os doentes, as criancinhas.

Abençoai a santa Igreja, o papa e os bispos; os sacerdotes e ministros religiosos e leigos. Abençoai a nossa paróquia e nosso pároco. Senhora Aparecida, lembrai-vos que sois a padroeira poderosa da nossa pátria. Abençoai, protegei e salvai o vosso Brasil. E dai-nos a vossa bênção. Amém.

Fontes:
1. DE FIORES Stefano, MEO Salvatore, Dicionário de Mariologia, Paulus, SP, 1995;
2. http://pt.wikipedia.org/w/index = Títulos Maria
3. BRUSTOLONI, Pe. Júlio J., C.SS.R, A Senhora da Conceição Aparecida, Editora Santuário, SP, 1979.
4. Ilustração, APARECIDA, Revista Família Cristã, Ano 83. Outubro de 2017. Nº 982.

Salve, Maria!