CRISTO, REI DO UNIVERSO

Publicado em: 20/10/2018 - 20:38

Fonte da ilustração: https://cleofas.com.br/um-rei-diferente/

Jesus é “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19,16).

“Eu Sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor, Aquele que é, que era e que vem, o Dominador” (Ap 1,8).

A solenidade “Cristo, Rei do Universo” foi instituída pelo Papa Pio XI em 1925. Inicialmente era celebrada no último Domingo de Outubro. Entretanto, o Concílio Vaticano II, encerrado em 1965, a deslocou para o último Domingo de Novembro, para marcar a conclusão do ano litúrgico.

A origem da revelação de que Jesus Cristo é Rei provém do Antigo Testamento, como nos deixa claro o texto do profeta Daniel, em especial quando nos anuncia a vinda do Filho do Homem: “A Ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído” (Dn 7,14). Nesse livro, temos o anúncio de que Deus vai intervir no mundo, a fim de eliminar a crueza, a ambição, a violência, a opressão que marcam a história dos reinos humanos. Entretanto, devemos lembrar que, de certo modo, essa esperança fazia parte de Israel desde o início do judaísmo, como é possível verificar no livro dos Números: “Um astro procedente de Jacó se torna chefe, um cetro se levanta, procedente de Israel” (Nm 24, 15-19).

Durante a época da vida pública de Jesus Cristo havia um rei em Israel. Esse rei era Herodes. Entretanto, Herodes representava apenas a si mesmo, ou seja, um homem que desejava o poder e tinha medo de perder sua glória. Segundo o historiador Flávio Josefo, o reinado de Herodes resumiu-se em: efusões de sangue (seus inimigos), espoliações, impostos esmagadores, o desprezo das leis, opressão política, espionagem e o crescimento geral da miséria.

Após três anos ensinando e dando exemplo, Jesus Cristo chega a Jerusalém para sua Paixão e Ressurreição. Dias antes, Jesus entra em Jerusalém montado num jumentinho, e as multidões, desde fora da cidade até o seu interior (assim como faziam para as grandes autoridades civis e militares), clamavam a Ele: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel!”. Sabendo que Hosana significa um clamor de ajuda, de misericórdia, temos a certeza de que o povo acreditava que Jesus Cristo iria livrar a todos da opressão dos reis injustos e que Israel voltaria a ser o grande reino que já havia sido.

Entretanto, como o próprio Jesus Cristo disse a Pilatos (e a nós): “Meu Reino não é deste mundo. Se meu Reino fosse deste mundo, meus súditos teriam combatido para eu não ser entregue aos judeus. Mas meu Reino não é daqui” (Jo 18,36-37).

Como cristãos, cabe a nós desejar viver no Reino onde Jesus é Rei e, para merecer isso, precisamos obedecer aos seus ensinamentos, por Ele mesmo resumido a: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

Que Deus nos ajude a testemunharmos a lógica e o ensinamento de Jesus Cristo para que possamos nos unir a Ele na vida eterna. Amém!


PASCOM / PSBJ
<< VOLTAR