Festa da Sagrada Família

Publicado em: 21/12/2018 - 18:12

Fonte da ilustração: https://cleofas.com.br/as-licoes-de-nazare/

Após o Natal, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família de Nazaré. Nessa festa a Igreja desejadestacar as figuras de José, Maria e Jesus como modelo para a formação das famílias cristãs,alicerçadas nos valores essenciais que devem reger e preservar essa “celula mater” da sociedade.

Como cita São Paulo, na carta aos Gálatas 4,4-5: “Quando, porém, chegou a plenitude dostempos, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os queestavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial”.

Deus decide vir ao mundo, na pessoa do Filho, Jesus Cristo! Mas Ele não faz de sua condiçãodivina uma usurpação, aceitando assumir a condição humana, com todas as suas dificuldades(como nos conta o próprio São Paulo, na carta aos Filipenses 2,5-8).

Não precisava vir submisso à Lei, pois sua condição O colocava acima dela, mas desejousubmeter-se a ela. Por força da redenção que traria ao mundo, ainda nos elevaria à condição de“filhos adotivos” de Deus, irmãos Dele próprio, participantes da família divina na qual Deus énosso pai!

Não precisava ter uma família, mas desejou ter uma, e nascer de uma mulher, assim comotodos nós. Poderia ter nascido em família nobre, de grande destaque e influência, já que suapresença na terra traçaria um novo destino para a humanidade. Em vez disso, preferiu nascer emuma família pobre, uma família do povo. Não bastasse a condição humilde, submeteu-se (Ele e suafamília) às mais difíceis e dolorosas adversidades.

Não considerava suficiente apenas ensinar aos homens a virtude da paciência, da compaixão,da perseverança, da confiança na providência divina, da obediência à vontade de Deus – como Elefaria mais tarde, em suas pregações. Ele desejava vivenciar aquilo que ensinava, todas asdificuldades da vida humana, dando o exemplo e mostrando que era possível viver aquelarealidade que Ele pregava.

E a família de Nazaré as viveu desde muito cedo: uma viagem, certamente desconfortável, deJosé e Maria – já em estado avançado de gravidez – a Belém; a dificuldade de abrigar-se numagruta, quando não encontraram hospedagem na cidade; o parto de Jesus em uma manjedoura; aprofecia de que uma espada transpassaria a alma de Maria. Não bastassem essas tribulações, aperseguição de Herodes ainda os obrigaria a fugir para o Egito, onde viveriam como estrangeiros,durante anos.

Mas a virtude da Sagrada Família não permitiu que nenhuma dessas adversidades abalasse asua estrutura. Não consta nas escrituras uma só lamentação a respeito de seu destino incerto. Aconfiança irrestrita na Providência Divina jamais lhes faltou. Quem dera nossas famílias, hoje,fossem dotadas de tal fortaleza!

No retorno a Nazaré, depois do desterro no Egito, a Sagrada Família vive em harmonia ahumilde, mas certamente alegre, infância de Jesus que a ilumina com Sua presença divina. José, ohomem justo – como é citado na Bíblia – apesar de não deixar sequer uma palavra escrita nela,trabalha com esforço para sustentar Maria e Jesus, que aprende dele o ofício de carpinteiro.

Porém, a Sagrada Família continua a experimentar as dificuldades da existência humana. Poucoantes do início da vida pública de Cristo, São José parte para junto do Pai. A Sagrada Famíliatambém sofre a dor da perda de seu esteio e provedor, de maneira que, em nada, fosse poupadaquanto à condição humana.

Podemos ver que nada faltou à Sagrada Família, no que tange às dificuldades da existênciahumana e, mesmo assim, nada foi capaz de abalar a sua essência. Por isso ela deve permanecercomo modelo a nortear a formação das nossas famílias, o caráter e a perseverança de seusmembros. Devemos nos espelhar no amor e na devoção que José, Maria e Jesus dedicavam, unsaos outros; na cumplicidade que mantinham entre si, diante das dificuldades; na confiança quedepositavam na providência divina, mesmo nos momentos de maior desesperança, quandoparecia não haver mais saída. Quantas famílias, hoje, se despedaçam por razões tão fúteis,ignorando tudo o que a Sagrada Família enfentou com coragem, amor e dedicação mútua!

Olhemos para a Sagrada Família com o desejo de alcançarmos ao menos uma centelha de suasvirtudes, de nos animarmos com a sua força, diante das nossas dificuldades, e de depositarmos noPai Celeste as nossas esperanças, como eles fizeram!

Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!