ADVENTO 2020-2021

Publicado em: 10/12/2020 - 11:41

Coroa do advento

“E no entanto, Senhor, tu és nosso Pai, nós somos a argila e tu és nosso oleiro, todos nós somos obras das tuas mãos.” (Is 64, 7b)

Encerrado o Ano Litúrgico 2020 com a Solenidade de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, a Igreja começa o seu novo Ano pelo tempo do Advento que significa VINDA.

Tal como a Páscoa, também o Natal tem um tempo de espera e de preparo que, à semelhança do que existe para o ano civil, exige um “balanço” do que decorreu e terminou e o “planejamento” para o que se espera.

Criados pelo Amor do Senhor Deus, que neste mundo nos colocou com a missão de amá-Lo e servi-Lo no Bem, a Ele voltaremos segundo Sua Vontade, no tempo para nós já determinado. Para isto, sempre nos prepara e concede novas oportunidades, como agora o faz neste ano.

É assim que neste tempo especial do ADVENTO 2020/2021 a Liturgia, o conjunto das quatro celebrações que vem acontecendo desde o dia 29/11/2020, e prosseguirão a cada semana (6/12, 13/12 e 20/12), é novamente a preciosa oportunidade para que nos preparemos para a chegada de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, na solenidade de Seu Natal.

Por isso, este tempo de espera possui duas importantes oportunidades: comemorarmos a Sua primeira vinda, quando entre nós chega encarnado para a missão de nos salvar, como também esperarmos a Sua segunda vinda triunfal, no final dos tempos já pré-determinados por Deus.

Ao contrário do que podemos supor, o Advento não é apenas tempo de penitência, o que certamente nos compete buscar através de orações, sacrifícios e obras em favor do próximo, mas acima de tudo uma celebração da Vida que chega e nos é dada pelo FILHO DE DEUS.

Em cada um dos domingos a partir da solenidade de Cristo Rei, a PALAVRA DE DEUS preciosa e rica como sempre, virá nos proclamar pelos Evangelhos o que nos importa ouvir e cumprir:
- No primeiro domingo, 29/11, o evangelho de Mc 13, 33-37 convida-nos a ouvir e confiar no Senhor;
- Em 6/12, Mc 1, 1-8 irá nos propõe a reflexão e a conversão;
- Em 13/12, Jo 1, 6-8.19-28 estimula-nos a espera em alegria; e, finalmente
- No quarto domingo, 20/12, Lc 1, 26-38, nos exorta à confiança e, como discípulos atentos e obedientes, a seguirmos Jesus, Aquele que vai chegar e vai conosco ficar para sempre.

Como nestas, as demais leituras serão de imenso proveito para nossas reflexões, de modo a enriquecer e fortalecer a nossa espera e a tudo o que o Senhor também de nós aguarda.

Que no decorrer de 2021, alimentados e fortalecidos por Sua PALAVRA, por SUA EUCARISTIA e pelos DONS do Espírito prossigamos produzindo abundantes frutos de Fé, Esperança e Caridade. Que MARIA, Mãe de Jesus que O carregou neste tempo, co-autora no processo de Sua Vinda, por nós interceda e ajude a tê-Lo conosco para que, em missão, também possamos apresentá-Lo ao mundo.

Seja Deus sempre louvado!

Therezinha Kroiss Ferigato, PASCOM/PSBJ


PASCOM / PSBJ
<< VOLTAR